MANUTENÇÃO
Manutenção Preventiva de Instalações
É de fundamental importância a manutenção periódica nas instalações elétricas dos veículos.
Fazer limpeza, reaperto e inspeção visual podem evitar sérios problemas nos sistemas elétricos.
Com o passar do tempo, e dependendo da quantidade de manobras, as conexões elétricas podem perder o aperto, proporcionando mau contato e conseqüentemente aquecimento na instalação, o que pode levar a desarmes das proteções e, se essas falharem, a sérios danos, podendo provocar, inclusive, incêndios.
Os contatos podem se tornar oxidados, também proporcionando mau contato, reduzindo a capacidade de condução de corrente elétrica do sistema, por isso a necessidade da limpeza dos contatos e dos componentes elétricos – limpeza específica, com produtos adequados.
Com apenas uma boa observação dos componentes elétricos já se pode evitar grande dano nas instalações elétricas.
Manutenção Vistoria Veicular (Detran)
Antes de fazer a vistoria do seu carro junto as empresas cadastradas no DETRAN esteja ciente da lista básica dos itens que ele deverá verificar em seu carro durante a vistoria:
- Farol alto
- Farol baixo
- Farolete
- luz de placa
- luz de freio
- Luz de ré
- Acionamento das setas
- Pisca Alerta
- Limpador de para-brisa
- Limpador de para-brisa Traseiro
- Injetor de aguá no para-brisa
- Buzina
- Velocímetro
- Marcador de Combustível
- Odômetro
- Sirene de ré (Caminhões e Ônibus)
Esses são itens vistoriados referentes a parte elétrica do veículos.
Manutenção Preventiva de Alternador e Bateria
O alternador e a bateria são responsáveis por gerar e fornecer energia. Por isso, a manutenção preventiva desses itens é fundamental para garantir o bom funcionamento e segurança do automóvel.
Alternador - que é a central elétrica do veículo - transforma a energia mecânica em energia elétrica necessária para carregar a bateria e alimentar todos os componentes, como o sistema de ignição, injeção e os demais equipamentos elétricos. Não há um tempo pré-determinado para a troca ou substituição do componente; isso varia de acordo com a utilização
Já a bateria tem a função de fornecer energia ao motor de partida e ao sistema de ignição do automóvel, além de alimentar todo o sistema elétrico quando o motor está desligado. A durabilidade de uma bateria depende da qualidade do produto e também do cuidado do motorista com o automóvel. Se a bateria for de boa qualidade e se o sistema elétrico passar por manutenções preventivas, ela pode durar até cinco anos ou mais.




A manutenção preventiva é tão importante quanto qualquer tipo de manutenção. Mesmo que seu motorista tenha uma ótima condução, fatores externos acabam provocando desgastes nas peças importantes para o bom funcionamento do veículo e respectivamente melhor economia nas estradas. Regulagens e ajustes periódicos fazem parte da manutenção preventiva e são eles que fazem toda a diferença na receita gerada pelo transporte no final do mês